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Alunos visitam pontos turísticos de São Paulo

Reinaugurado no ano passado, seis anos depois de um incêndio em 2015, que destruiu parte do prédio, o Museu da Língua Portuguesa é um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma.

 

O espaço nasceu com os objetivos de valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo.

 

Segundo o próprio portal do MLP, “a língua é o que nos faz humanos, é o que nos permite viver em sociedade e criar”. 

 

Os alunos do 8° ano aproveitaram a visita técnica para constatar a valorização da diversidade linguística e identificar quais as mudanças mais interessantes que aconteceram durante todo o percurso do nascimento da nossa língua até os dias contemporâneos.

 

A turma visitou o “planetário da Língua” – totalmente imersivo – deixando- se levar pelas brincadeiras com as palavras. 

 

No período da tarde, os alunos fizeram uma visita técnica à Pinacoteca de São Paulo. Com o intuito de estudar a Arte Brasileira, a turma fez um estudo sobre as técnicas das obras, identificação sobre estilos artísticos e qual a percepção da visita presencial em relação à visita virtual.

 

“Foi a minha primeira vez no Museu da Língua Portuguesa e na Pinacoteca. Foi uma experiência maravilhosa, porque pudemos conhecer melhor a história da nossa língua, a origem e pudemos explorar todas as suas vertentes. Já na Pinacoteca, pudemos conhecer novas obras e há uma diferença enorme quando vista de pertinho. A gente se conecta com ela.  

E a professora por perto conseguimos absorver outras informações sobre o Impressionismo, por exemplo. A gente conseguiu ver bastante coisa do que vemos em aula. Foi uma experiência magnifica”, disse Clara Nhedo, aluna do 8° ano.

 

“Aprendemos muito, porque a visita no museu é totalmente imersiva, escutamos falas, sons, música”, completou João Pedro de Toledo, aluno do 8° ano.

 

Com essa saída pedagógica, entre tantas habilidades, foram trabalhadas principalmente duas, presentes na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: “analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos” e “reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional”. No Colégio Harmonia, a aprendizagem é construída com o protagonismo discente, o que a torna muito mais significativa.

 

Os trabalhos realizados fazem parte do planejamento e da execução do projeto da Feira das Ciências e Tecnologia 2022 e contam com a supervisão das professoras Helen Fávaro, Marcela Nhedo e Bruna Sousa.

 

 

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