Cosplay é uma representação de algum personagem. É considerado um hobby onde os participantes se vestem de personagens fictícios da cultura pop japonesa, seja do universo dos games, quadrinhos, animações ou animes.
“É algo singular e que foca em todos os detalhes de um personagem, diferente de uma fantasia”, explica Luana Cepeda, aluna do 7° ano A.
No Brasil e em vários países, os eventos da modalidade já são bem populares. “Um evento bem popular aqui no Brasil é o Anime Friends, que acontece uma vez ao ano e que reúne, além de cosplay, outros aspectos gerais da cultura asiática”, pontua a aluna.
O concurso de cosplay estava na programação do 4° Festival Nipo-Brasileiro de São Caetano do Sul, realizado no Parque Chico Mendes, no último final de semana.
As alunas Luana e Sofia Nakama, 7° ano A, participaram vestidas das personagens Chika Fujiwara e Kaguya Shinomiya, do anime Kaguya-Sama Love is War, e inclusive cantaram a música tema, Daddy Daddy Do!, do Masayuki Suzuki.
“O cosplay faz nos sentirmos bem ao representar uma personagem de que se gosta e pensar estar igual a ela. Para o cosplayer, não importa se sua aparência física não é como a do personagem, o importante é a vestimenta e seus acessórios”, afirma Luana.
O Colégio Harmonia marcou presença no Festival Nipo-Brasileiro com a apresentação de taiko do grupo de mães, comandada pelo sensei André Imamura, e com atividades educativas para as crianças. Além de uma aulinha para confeccionar origamis, as crianças e os adultos tiveram a oportunidade de aprender a escrever o próprio nome em japonês.
“Nós, do Colégio Harmonia, ficamos imensamente honrados em ter participado do 4° Festival Nipo-Brasileiro de São Caetano.
Agradecemos toda a organização do Bunka por fazer deste um grande evento que enaltece a cultura japonesa.
Ficamos muito felizes com a contribuição do “orei”, com o valor doado faremos os novos uniformes do grupo do taiko para futuras apresentações. Com certeza, estaremos na edição do ano que vem”, afirmou a coordenadora de relacionamento do Colégio Harmonia, Fernanda Oliveira.