Ainda não chegaram as festas de final de ano, mas no Colégio Harmonia sempre é tempo de celebrar.
No calendário oficial da escola, o Undoukai está presente há 28 anos.
Uma festa que reúne famílias e amigos em um dia muito especial e repleto de atividades esportivas e recreativas, com muita diversão e superação.
“Para nós, é uma honra estar com as famílias de alunos, ex-alunos, professores e colaboradores. É um encontro onde a amizade e a integração se fazem presente. Tem a competição, mas o mais importante é a participação de todos, a superação, o trabalho em equipe e a preservação da cultura japonesa. O envolvimento das famílias na preparação, na montagem e na desmontagem do evento é motivo de muita admiração e gratidão”, explicou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
Ayumi Suenaga, mãe da Maya, aluna do Infantil IV, ficou muito feliz de participar pela primeira vez do Undoukai do Harmonia.
“O Undoukai para mim é muito importante, porque eu sempre participei na minha infância e eu fico muito feliz que o Harmonia promove para eu poder trazer a minha filha, relembrar a minha infância e passar essa cultura para ela também”, disse Ayumi.
Undoukai é uma palavra japonesa que pode ser traduzida literalmente por “reunião ou encontro de esportes” ou “gincana poliesportiva”. Entre as provas, cada família se programa e realiza sua pausa para recompor as energias com as opções da praça de alimentação ou saboreando o tradicional obentô.
A programação teve início com a execução do hino nacional brasileiro, seguido do Japão e da cidade de São Bernardo. Na sequência, os senseis de japonês comandaram um aquecimento, o radio taiso, e a equipe de Educação Física complementou o aquecimento.
“Eu fiquei emocionado quando foi hastear as bandeiras e as crianças cantarem o hino do Japão, vivenciando essa experiência do Undoukai. Foi sensacional! É emocionante as crianças estarem cada vez mais próximas da cultura japonesa. Eu participei há mais de 30 anos e eu acredito que é gratificante as crianças estarem curtindo aqui no Harmonia”, felicitou Flávio Maeda, pai de Enzo Maeda, 1° C, e Catarina Maeda, 3°B.