O Novo Ensino Médio chegou em 2022 e trouxe o que muitos especialistas em educação já discutiam há anos. Uma escola interessante para o jovem, com aulas e atividades diferentes e projetos que envolvam a comunidade.
O Colégio Harmonia antecipou as mudanças no currículo e as colocou em prática já no ano passado.
“O Ensino Médio Harmonia 5.0 é fortemente estruturado para atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo seu protagonismo, na medida em que, além de receberem uma sólida preparação para os Vestibulares, com as eletivas Pré-Vestibular, os alunos têm a oportunidade de escolher as Trilhas Formativas de acordo com a área de interesse, tornando a aprendizagem mais profunda”, explicou o diretor Edilson Bertucci.
Com a mudança, os Itinerários Formativos são formados de acordo com cada instituição de ensino, e os componentes curriculares estão mais conectados às áreas do conhecimento para uma aprendizagem interdisciplinar.
“No ano passado, quando lançamos a estrutura do novo Ensino Médio, tivemos um excelente impacto positivo em nossos alunos. Eles desenvolveram grandes projetos que repercutiram muito. Entre eles, a criação de um perfume com a essência da flor do Pau-Brasil e a primeira biblioteca ao ar livre do ABC. Uma iniciativa que visa estimular o hábito da leitura nas pessoas, oferecendo livros gratuitos aos frequentadores do ponto de ônibus da escola e aos pedestres de uma maneira geral. Os alunos querem cada vez mais participar de projetos com mais sentido prático, de preparação para a vida”, disse o diretor.
Os alunos do Ensino Médio do Harmonia ainda têm a possibilidade de escolher projetos a serem desenvolvidos nos laboratórios do IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, com a intervenção dos professores do Centro Universitário e Centro de Pesquisas, para promover e desenvolver a cooperação técnico-científica e educacional, visando à troca de experiências e conhecimentos.
Na última sexta-feira, 09/09, os alunos da Trilha Mentes Inovadoras iniciaram uma atividade de investigação criminal utilizando conceitos da química.
“Eu estou achando muito interessante. Na trilha, a gente até comentou sobre o CSI… É muito legal a partir de algum caso dado de experiências você descobrir o que aconteceu ou como aconteceu e quem foi o culpado. É uma experiência muito bacana. Na trilha, os professores abordam temas diferentes dos que a gente já aprende na escola. Além de atrair a atenção, desperta o interesse em outros alunos”, disse a aluna Susan Chan, 1° ano do Ensino Médio.
“Com a trilha Mentes Inovadoras, nossos alunos desenvolvem suas potencialidades através da criatividade, da metodologia científica e do trabalho em equipe”, explicou o professor Ricardo Honda.