O Karaokê é um entretenimento que surgiu no Japão e é uma mania entre os japoneses para trabalhar as emoções e aliviar o estresse.
No Brasil, o hobby chegou junto com a imigração japonesa no início do século passado e, hoje, existem até concursos.
Pensando em desenvolver nossos alunos preparando-os para o mercado de trabalho, o sensei Gabriel Robles inovou e lançou o desafio para a turma do 6° ano A: um karaokê com músicas japonesas na sala de aula.
“Aproveitamos um dia longo de atividades e, para descontrair, fizemos um karaokê na classe. Como eles gostam bastante das músicas dos “animes”, eles cantam de uma forma natural, voluntária, trabalham a oralidade do idioma e ainda desenvolvem habilidades comportamentais – as soft skills”, explica o sensei.
Conheça as soft skills desenvolvidas no karaokê:
1- Atitude – O aluno desenvolve a habilidade de tomar a iniciativa e ser o verdadeiro protagonista de seus saberes.
2- Comunicação – Desenvolve o aperfeiçoamento das capacidades orais, como velocidade, entonação e volume da voz.
3- Pensamento crítico e criativo – O aluno analisa sua performance e a de seus colegas e através de um autodiagnóstico percebe as ações necessárias para a melhora coletiva.
4- Ética – Disciplina e postura ao demonstrar respeito genuíno e compromisso ao observar e escutar os demais alunos.
5- Trabalho em equipe – Através de dinâmicas em duplas e trios, os alunos exploram novos timbres desenvolvendo ainda mais suas habilidades
socioemocionais.
6- Capacidade de tomar decisões – Escolher o melhor repertório, aquele que o aluno domina ou aquele que melhor se adeque a timbragem de sua voz.
7- Gestão de tempo – Capacidade para aplicar uma logística exata para garantir que haja equidade, possibilitando que todos participem cantando na mesma proporção.
8- Flexibilidade – Saber ouvir os demais colegas, adaptar-se às modulações da música para que se estabeleça harmonia.
9- Resolução de conflito – Habilidade essencial no campo da inteligência emocional: saber ouvir os demais colegas para chegar a um consenso do que será melhor para o conjunto como um todo.
10- Capacidade de adaptação a ambientes multiculturais – Conhecer uma parte importante da cultura de um país tão desenvolvido como o Japão, certamente oferece um infinito leque de oportunidades aos nossos alunos, agregando um riquíssimo repertório musical contemplando desde as músicas mais tradicionais quanto as mais modernas.