Nesta segunda-feira, 25/04, recebemos a autora Ana Castro para conversar com os alunos da Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental (Anos iniciais) sobre o processo de escrita de um livro, ilustração, editorial, entre outros aspectos que despertam a curiosidade dos alunos: como uma ideia se concretiza em um livro?
“A melhor parte de ser escritora é encontrar pessoas que gostam de ler livros como eu. Eu gosto de ler desde pequena”, disse Ana.
A autora contou que teve a ideia do livro, quando estava de férias na praia e observou o olhar de uma mãe procurando seu filho.
“Ela parecia uma águia!”. Toda mãe vira bicho para proteger seu filho”, exalta.
No encontro, os alunos do Infantil V e 1° ano tiveram a oportunidade de entrevistar a escritora. Entre as perguntas, a turminha quis saber: quando ela vira bicho e qual o bicho que ela mais gosta.
“Eu viro bicho, quando eu encosto na cozinha e dou uma cochiladinha, igual a girafa. E o bicho que eu mais gosto é o canguru. Porque ele pode ficar com o filhinho o tempo todo. Aí quando ele está com saudade, ele dá um beijinho”, contou.
Durante a conversa com os alunos, Ana aproveitou para explicar que a capa do livro precisa chamar muito a atenção.
“Quando você vai na livraria, tem muitos livros e, às vezes, você escolhe o livro pela capa. Porque acha a capa bonita. Então, a gente perde bastante tempo para escolher a capa do livro”.
A turminha também ficou curiosa para saber quanto tempo ela demorou para finalizar o livro.
“Eu fiquei mais de um ano escrevendo o livro para depois mandar para a editora. Para a tia escrever o livro até concretizar, foram dois anos”.
Após o encontro, os alunos realizarão uma oficina de criação de uma narrativa de história! Elegerão os personagens, criarão o contexto da história, farão as ilustrações e os registros, cada um do seu jeito, contribuindo para a compreensão da função social da escrita!
*Ana Castro é Doutora em Comunicação, se formou em jornalismo e é autora dos livros: – “A minha mãe vira bicho” – Editora Matrescência (indicado para o público infantil); – “Do outro lado do rio” – Editora Flamingo (indicado para o público infanto-juvenil); – “Kaddish – Prece por uma desaparecida” – Editora Letramento (indicado para o público adulto).