Nesta terça-feira, 25/01, o Colégio Harmonia recebeu o primeiro Workshop Shizen Ambiental para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
O Shizen Ambiental é um programa voltado às ações do Meio Ambiente, que conta com o apoio da JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão oficial do Governo Japonês..
A proposta do programa foi desenvolvida com base nas Metodologias em Educação Ambiental desenvolvidas na Província de Shimane, no Japão. No Brasil, foi implementado na rede municipal da cidade de Caçapava, lá, o programa já roda há 7 anos, com compartilhamento de tecnologias de ponta nesse campo do conhecimento e intensos intercâmbios entre o Brasil e o Japão.
“Estamos muito honrados de poder contar com esse programa em nosso Colégio. Nosso planeta está pedindo ações urgentes e o nosso objetivo é promover uma aprendizagem ambiental para as crianças e adolescentes de forma contínua, com a implementação de ações de conscientização que ultrapassem os muros da escola. Tenho certeza de que será um ano de experiências transformadoras”, afirmou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.
Já na próxima semana, com o início das aulas, o Colégio Harmonia vai ganhar um circuito da reciclagem.
“Teremos cerca de 17 equipamentos de pontos de entrega voluntária instalados na escola, mas cada um com um trabalho específico com as crianças desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O primeiro deles será o “papa chulé”, para recolher calçados, chinelos etc, materiais que não são aproveitados, aqueles fora da primeira linha da reciclagem, mas que são muito importantes no processo de acúmulo de lixo e precisamos dar um descarte adequado. As crianças poderão acompanhar o porquê colocar o material ali, para onde ele vai, qual o destino do material e se é reciclável ou se é descarte”, garantiu o coordenador do programa Márcio de Souza.
O coordenador aproveitou para fazer um alerta sobre a emergência da Educação Ambiental.
“A Covid-19 é parte de um desastre ambiental e se tornou um desastre biológico. As causas estão sendo estudadas, mas mostra, claramente, que a degradação ambiental ao redor do planeta trouxe essas e vão trazer mais doenças”.