Saiba como é o estilo da prova, os conteúdos que mais caem, técnicas para a redação e o calendário completo do vestibular

Primeira fase

A primeira fase do vestibular da Unesp é composta por uma prova de conhecimentos gerais. O candidato tem 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.

“São apenas 3 minutos disponíveis para resolver cada questão. Por isso, é uma prova que exige bastante atenção do aluno em relação ao tempo total de duração”, afirma o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius de Carvalho Haidar.

Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas:

Linguagens e Códigos: língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte;
Ciências Humanas: história, geografia, filosofia e sociologia;
Ciências da Natureza e Matemática: biologia, química, física e matemática.

De acordo Célio Tasinafo, coordenador do Colégio Oficina do Estudante, a prova da primeira fase da Unesp favorece os estudantes que têm mais facilidade com a área de Linguagens e Ciências Humanas, já que Matemática e Ciências da Natureza respondem por apenas um terço do exame.

“As questões, em geral, cobram conteúdos essenciais do ensino médio e têm nível mais fácil que o identificado na prova da primeira fase da Fuvest, por exemplo. Não há uma lista de leitura obrigatória para a prova de linguagens, mas, apesar disso, muitas perguntas cobram interpretação de textos literários em prosa e poesia, favorecendo o aluno leitor”, disse.

Além de interpretação de texto, a professora do Cursinho Maximize, Renata Harumi Muniz dos Santos destaca que o exame cobra muita leitura de gráficos e tabelas.

Outro diferencial importante do vestibular é a presença de questões com conteúdos específicos de filosofia e sociologia.

 

Leia o texto na íntegra clicando aqui

Fonte: Guia do Estudante

Colégio Harmonia

Av. Caminho do Mar, 2709

Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP

11 4368 9560

desenvolvido por Orion Public