A primeira fase do vestibular da Unesp é composta por uma prova de conhecimentos gerais. O candidato tem 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.
“São apenas 3 minutos disponíveis para resolver cada questão. Por isso, é uma prova que exige bastante atenção do aluno em relação ao tempo total de duração”, afirma o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius de Carvalho Haidar.
Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas:
Linguagens e Códigos: língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte;
Ciências Humanas: história, geografia, filosofia e sociologia;
Ciências da Natureza e Matemática: biologia, química, física e matemática.
De acordo Célio Tasinafo, coordenador do Colégio Oficina do Estudante, a prova da primeira fase da Unesp favorece os estudantes que têm mais facilidade com a área de Linguagens e Ciências Humanas, já que Matemática e Ciências da Natureza respondem por apenas um terço do exame.
“As questões, em geral, cobram conteúdos essenciais do ensino médio e têm nível mais fácil que o identificado na prova da primeira fase da Fuvest, por exemplo. Não há uma lista de leitura obrigatória para a prova de linguagens, mas, apesar disso, muitas perguntas cobram interpretação de textos literários em prosa e poesia, favorecendo o aluno leitor”, disse.
Além de interpretação de texto, a professora do Cursinho Maximize, Renata Harumi Muniz dos Santos destaca que o exame cobra muita leitura de gráficos e tabelas.
Outro diferencial importante do vestibular é a presença de questões com conteúdos específicos de filosofia e sociologia.
Leia o texto na íntegra clicando aqui
Fonte: Guia do Estudante
Colégio Harmonia
Av. Caminho do Mar, 2709
Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP
11 4368 9560