Investigação – Infantil III

21 outubro, 2019

Estimulando a curiosidade nas crianças

 

A criança aprende muito através da vivência, da exploração, experimentação. O tato, olfato, visão, audição e o paladar são sensações que contribuem para o conhecer como o primeiro ato de investigar algo, seja ele qual for.

Na Educação Infantil, se faz necessário todos os tipos de estímulos para que as crianças despertem o interesse e sejam conduzidas a questionar e buscar respostas para suas hipóteses. As crianças desde muito pequenas, descobrem o mundo com as mãos, olhares, experimentações.

O nosso material didático, nos permite ter um olhar curioso e desbravador quando nos propõe a observar a Natureza, em seus pequenos detalhes, utilizando materiais do portifólio que receberam em suas maletas, tais como a pinça e uma lupa.

Andando pelo Colégio, os alunos pegaram gravetos, folhas, pedras, flores, observaram árvores, suas diferenças e semelhanças, além de perceberem as diversas texturas, cores, cheiros e sensações. E assim, tiveram a oportunidade de ficarem conectados à natureza.

Após colhermos algumas amostras, fomos para a sala de aula, e em roda de conversa, falamos sobre como foi, o que encontramos, quais foram as cores, sensações, o que mais gostaram…

Juntamos tudo que coletaram em uma mesa e contamos as quantidades de cada graveto, folha, flores, pedras…E cada um fez o seu registro na ficha. Depois discutimos sobre:

  • Porque as folhas e flores caem das árvores;
  • Quem dá água para elas;
  • Porque algumas folhas são mais escuras (marrom) e outras claras – Outono.

Foram muitas perguntas! Partindo daí, iniciamos nossas experiências para o cultivo de feijões, batata roxa e flores. Passamos a acompanhar diariamente as etapas de cada experimentação e sua evolução. Observamos, registramos no portfólio e conversamos sobre o desenvolvimento das experiências. Os alunos aprenderam brincando de investigadores de uma forma lúdica, divertida e significativa! Se “transformaram” no personagem de investigador e foram os agentes da sua própria aprendizagem!

Professora Larissa,

Outubro de 2019.

 

Últimas notícias

25 setembro, 2020

Alunos aprendem sobre a chegada da Primavera

Durante essa semana, os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental I, puderam participar e conversar sobre a chegada de mais uma estação do ano: a Primavera!
17 setembro, 2020

Metodologias Ativas valorizam a aprendizagem no protagonismo do aluno

As Metodologias Ativas do Colégio Harmonia trabalham na construção investigativa do conhecimento, por meio de diferentes formas de experimentação, pesquisa, criatividade e da incorporação das inúmeras possibilidades do mundo digital.
15 setembro, 2020

Programa bilíngue e ensino de 3 línguas estrangeiras

Um dos diferenciais do Colégio Harmonia é a parceria exclusiva do Cel.Lep. Além disso o Colégio Harmonia possui o Ensino de 3 línguas estrangeiras, sendo Inglês, Japonês e Espanhol.

FECHAR

Venha conhecer o Harmonia

Preencha o formulário abaixo, e envie suas informações para que possamos entrar em contato para agendar uma visita.