Investigação – Infantil III

21 outubro, 2019

Estimulando a curiosidade nas crianças

 

A criança aprende muito através da vivência, da exploração, experimentação. O tato, olfato, visão, audição e o paladar são sensações que contribuem para o conhecer como o primeiro ato de investigar algo, seja ele qual for.

Na Educação Infantil, se faz necessário todos os tipos de estímulos para que as crianças despertem o interesse e sejam conduzidas a questionar e buscar respostas para suas hipóteses. As crianças desde muito pequenas, descobrem o mundo com as mãos, olhares, experimentações.

O nosso material didático, nos permite ter um olhar curioso e desbravador quando nos propõe a observar a Natureza, em seus pequenos detalhes, utilizando materiais do portifólio que receberam em suas maletas, tais como a pinça e uma lupa.

Andando pelo Colégio, os alunos pegaram gravetos, folhas, pedras, flores, observaram árvores, suas diferenças e semelhanças, além de perceberem as diversas texturas, cores, cheiros e sensações. E assim, tiveram a oportunidade de ficarem conectados à natureza.

Após colhermos algumas amostras, fomos para a sala de aula, e em roda de conversa, falamos sobre como foi, o que encontramos, quais foram as cores, sensações, o que mais gostaram…

Juntamos tudo que coletaram em uma mesa e contamos as quantidades de cada graveto, folha, flores, pedras…E cada um fez o seu registro na ficha. Depois discutimos sobre:

  • Porque as folhas e flores caem das árvores;
  • Quem dá água para elas;
  • Porque algumas folhas são mais escuras (marrom) e outras claras – Outono.

Foram muitas perguntas! Partindo daí, iniciamos nossas experiências para o cultivo de feijões, batata roxa e flores. Passamos a acompanhar diariamente as etapas de cada experimentação e sua evolução. Observamos, registramos no portfólio e conversamos sobre o desenvolvimento das experiências. Os alunos aprenderam brincando de investigadores de uma forma lúdica, divertida e significativa! Se “transformaram” no personagem de investigador e foram os agentes da sua própria aprendizagem!

Professora Larissa,

Outubro de 2019.

 

Últimas notícias

25 janeiro, 2020

Reunião de Pais marca início do ano letivo

Hoje, 25 de janeiro, as famílias foram recepcionadas para, juntos, darmos início ao ano letivo de 2020!
24 janeiro, 2020

Google é a nova parceira do Colégio Harmonia

O Colégio Harmonia agora é certificado pelo programa Google For Education, iniciativa criada para disponibilizar um pacote de ferramentas on-line que incrementam o processo educativo.
16 janeiro, 2020

Colégio Harmonia recebe Selo de Solidariedade

O Colégio Harmonia recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o “Selo de Solidariedade” pelo Fundo Social de São Bernardo do Campo em função da participação na campanha de arrecadação de brinquedos realizada em 2019.

FECHAR

Venha conhecer o Harmonia

Preencha o formulário abaixo, e envie suas informações para que possamos entrar em contato para agendar uma visita.