A Caixa Surpresa de Letras

11 novembro, 2019

Construindo significado para o alfabeto

Você se lembra quando começou a ler? E como passou a escrever o próprio nome? Caso tenha parado para resgatar estas lembranças por alguns segundos, a explicação está em compreender o quanto este aprendizado aconteceu de forma natural e gradativa.

A Caixa Surpresa de Letras nasceu como um passaporte para os alunos do Infantil IV ingressarem ao “mundo alfabético” de forma lúdica e significativa, ou seja, como mais uma forma de oferecer recursos para ampliar o repertório de letras nesta faixa etária. Um projeto que os permite conhecer muito além dos símbolos (imagens) do alfabeto, mas também compreenderem a sua importância funcional. E para essa turminha, não existiu alegria maior do que descobrir quantas coisas existem e que começam com cada uma das letras do alfabeto.

A autora Catherine L’Ecuyer (2018) em seu livro Educar na Realidade apresenta a importância de aguçar a curiosidade para gerar aprendizado: “Educar na realidade é educar as crianças no sentido da curiosidade em tudo o que as rodeia. A curiosidade é o desejo do conhecimento, e o que desperta essa curiosidade é a beleza naquilo que se está aprendendo.” (p.15)

Dia de muita animação no Infantil IV B para abrir a Caixa de Letras

O projeto

“Nossa Prô Fê, mas tá tudo preto essa caixa! A gente não consegue ver nadinha!”, disse Mariana, do Infantil IV B, quando viu a caixa pela primeira vez. Em roda, a professora Fernanda Kuslevicius explicou como funcionaria o projeto: “Toda semana uma criança será sorteada para levar para casa esta caixa com uma letra do alfabeto e junto com a família irá colocar aqui dentro objetos que começam com essa letra. Combinado?”.

“Ah! Então a caixa tá preta por que é surpresa? Ninguém pode ver? – entendeu Arthur.

Isso mesmo! Nós vamos fazer uma lista com as letras do alfabeto e a criança que levar a caixa vai lá escrever o seu nome ao lado da letra, assim não iremos nos esquecer de quem já levou e de quem ainda será sorteado”, explicou a professora Fernanda, no intuito de ampliar o repertório a ser trabalhado, incluindo o conceito da escrita de lista, que já tinham visto anteriormente em aula, e que faz parte deste processo de alfabetização.

A aluna Letícia levou a caixa com a letra L para casa e escreveu o seu nome na lista para a turma não esquecer quem trouxe cada uma delas para a escola.

A dinâmica

A cada semana coisas incríveis e inesperadas saíram das caixas do Infantil IV B: desentupidor de pia, interruptor de luz, jornal, laranja, limão… Mais do que algo material, o que realmente fazia brilhar os olhinhos dos pequenos era o momento em que abriam a caixa e viam cada objeto que tinha sido trazido de sua casa, escolhido junto com sua família. Aquilo sim trazia significado para as suas vidas, por terem participado desta escolha.

Ah que fofinho esse bebê com a letra B” – disse Giulilia.

Mas o que é isso gente? Que papel grande cheio de letras é esse? Eu nunca vi isso!”, perguntou Matheus quando pegou pela primeira vez um jornal em suas mãos. “É o jornal que meu pai comprou com a letra J, ele disse que lê notícias, que tá tudo escrito aí”, explicou Vitor.

Eu amo Halloween que é da letra H” – contou Lorena empolgada.

E as famílias se empenharam muito para escolher objetos interessantes e fazer com que o momento da abertura da caixa fosse ainda mais especial! E as crianças diziam muitas coisas inusitadas: “É o quê? Ovo começa com a letra C?!” – perguntou Vitor assustado, pois a família havia colocado dentro da caixa apenas a casca do ovo e quando a professora explicou, todos caíram na risada.

 

A reação da aluna Maria Luiza quando viu sair de dentro da caixa L a boneca LOL.

“É uma luva! Não acredito!”, ficou surpresa Mariana.

E para trazer ainda mais significado para as letras, alguns dos objetos foram utilizados, manuseados, experimentados em sala de aula e todos curtiram bastante este momento!

Alunos fazendo careta ao acharem o limão muito azedo.

 

“Que delícia!”, a turminha toda disse quando experimentaram a laranja

Letícia leu para os amigos o livro que trouxe dentro da caixa com a letra L.

 

A abertura da Caixa surpresa de letras continuará acontecendo até a última semana de aula e permitirá a vivência de novas experiências e a possibilidade de brincar com a construção da escrita das palavras, despertando nas crianças o encantamento pela descoberta e a vontade de aprender.

Novembro/2019

Fernanda Kuslevicius, professora do Infantil IV

Últimas notícias

25 janeiro, 2020

Reunião de Pais marca início do ano letivo

Hoje, 25 de janeiro, as famílias foram recepcionadas para, juntos, darmos início ao ano letivo de 2020!
24 janeiro, 2020

Google é a nova parceira do Colégio Harmonia

O Colégio Harmonia agora é certificado pelo programa Google For Education, iniciativa criada para disponibilizar um pacote de ferramentas on-line que incrementam o processo educativo.
16 janeiro, 2020

Colégio Harmonia recebe Selo de Solidariedade

O Colégio Harmonia recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o “Selo de Solidariedade” pelo Fundo Social de São Bernardo do Campo em função da participação na campanha de arrecadação de brinquedos realizada em 2019.

FECHAR

Venha conhecer o Harmonia

Preencha o formulário abaixo, e envie suas informações para que possamos entrar em contato para agendar uma visita.